quinta-feira, 6 de agosto de 2009

Pontos de Vista sobre o Reino Futuro de Cristo

Por Tim LaHaye

Um evento futuro pelo qual muitos cristãos esperam é a Segunda Vinda de Jesus à terra, onde Ele governará e reinará com poder e grande glória. A Segunda Vinda foi ensinada pelos apóstolos, a Igreja Primitiva acreditava nela, e tem sido reconhecida por todos os credos e concílios da cristandade. Contudo, há pouco acordo sobre o tempo desse acontecimento.
Desde o século IV, um número cada vez maior de pessoas tem interpretado o reino de Cristo como uma experiência espiritual que já está em curso. De acordo com este ponto de vista, conhecido como Amilenismo, o livro de Apocalipse é uma coletânea de experiências espirituais do passado. Esta posição ainda é mantida hoje por muitos católicos e alguns protestantes reformados.
AMILENISMO
O Amilenismo, promovido por Agostinho no século IV, tem sido a posição escatológica preferida da Igreja Católica pelos últimos 1.600 anos. Amilenistas interpretam o Milênio como sendo a Era da Igreja desde o Pentecostes até a Segunda Vinda; o Milênio, portanto, é simbólico de um período bem maior. Eles também creêm que Cristo prendeu Satanás durante Seu ministério na terra, que a primeira ressurreição é o novo nascimento, e que Cristo retornará fisicamente em glória para julgar, mas que esta vinda dará início à eternidade, e não ao Milênio. Atualmente, o reino é a presença espiritual do Cristo ressurreto na Igreja física. Amilenistas creêm que as profecias não cumpridas do Antigo Testamento estão sendo cumpridas espiritualmente por meio da Igreja.
No século XVI, uma nova teoria conhecida como pós-milenismo foi desenvolvida, que declara que o mundo será em sua maioria convertido ao cristianismo e trabalhará para preparar um ambiente "cristianizado" para o retorno de Cristo. Embora essa visão tenha ganhado muitos simpatizantes durante os grandes movimentos de reavivamento de John e Charles Wesley, Charles Finney e outros, e fosse muito popular antes da virada do século XX, foi quase eliminada devido aos resultados catastróficos das duas guerras mundiais, a Grande Depressão e um aumento assolador na decadência moral. O pós-milenismo tem vivenciado uma ressurgência limitada entre um grupo de intelectuais conhecidos como os teonomistas. Um professor de teologia de quem me lembro de anos atrás observou: "O pós-milenista não tem um poste onde se encostar. Muitos daqueles que um dia mantiveram o ponto de vista pós-milenista mudaram para a posição amilenista".
Pós-Milenismo
A maioria dos pós-milenistas creêm que o Milênio não é um governo literal de mil anos de Cristo, mas um período de tempo que começa durante a Era da Igreja e se estende até a Segunda Vinda. O Milênio, segundo os pós-milenistas, é aquela parte posterior da Era da Igreja caracterizada por reavivamento - a permeação bem-sucedida do evangelho pela terra. De acordo com os pós-milenistas, considera-se que as analogias do reino como o crescimento da semente de mostarda até transformar-se em uma árvore (Mt 13.31,32) e do fermento fermentando toda a massa (Mt 13.33) implicam que Cristo retornará a um mundo que respondeu ao evangelho. Portanto, para os pós-milenistas, a vocação da Igreja para vencer a incredulidade é acompanhada pela certeza de que terá êxito sem a presença física de Jesus, e que Cristo retornará quando a fé reinar suprema no mundo. Literatura pós-milenista diminuiu depois da Segunda Guerra Mundial, mas há um interesse renovado hoje que está muitas vezes de mãos dadas com o preterismo (a crença de que a maioria das profecias foi cumprida no tempo da destruição de Jerusalém em 70 d.C.)
A igreja evangélica de hoje que interpreta a Bíblia literalmente concorda com os Pais da Igreja Primitiva ao aceitar a vinda de Cristo antes do estabelecimento do Seu reino que durará mil anos.
Motivos para aceitar o ponto de vista Pré-Milenista
Há muitos motivos para que se veja o ponto de vista pré-milenista do retorno do nosso Senhor à terra. O dr. Clarence Larkin, em seu primoroso livro Dispensational Truth, oferece as eguintes evidências:
Quando Cristo vier, Ele ressuscitará os mortos, mas os mortos justos serão ressuscitados antes do Milênio, para que reinem com Cristo durante os mil anos; portanto não pode haver Milênio antes que Cristo venha (Ap 20.5)
Quando Cristo vier, Ele separará o "joio" do "trigo", mas, como o Milênio é um tempo de justiça universal, a separação do "joio" do "trigo" precisa ocorrer antes dele. Portanto, não pode haver Milênio antes que Cristo venha (Mat. 13.40-43)
Quando Cristo vier, Satanás será preso, mas, como Satanás deverá estar preso durante o Milênio, não poderá haver Milênio antes que Cristo venha (Ap 20.1-3).
Quando Cristo vier, o Anticristo será destruído, mas, como o Anticristo virá antes do Milênio, não poderá haver Milênio até que Cristo venha (2 Ts 2.8; Ap 19.20).
Quando Cristo vier, os judeus serão restaurados à sua terra, mas, como eles serão restaurados à sua terra antes do Milênio, não poderá haver Milênio até que Cristo venha (Ez 36.24-28; Ap 1.7; Zc 12.10).
Quando Cristo vier, será inesperadamente, e fomos ordenados a vigiar para que Ele não nos pegue desprevenidos. Então, se Ele não virá senão depois do Milênio, e o Milênio ainda não chegou, por que fomos ordenados a permanecer vigilantes em relação a um evento que está a mais de mil anos adiante?
Pré-Milenismo
Pré-milenistas creêm que Cristo retornará no final da Era da Ireja e estabelecerá um reino físico na terra por mil anos literais. A maioria dos pré-milenistas crê que o retorno de Cristo será precedido pela septuagésima semana (de anos) de Daniel (Dn 9.27), que inclui a Tribulação de sete anos. Pré-milenistas discordam quanto a se a Igreja será arrebatada antes (pré-tribulacionismo), no meio (mesotribulacionismo) ou depois (pós-tribulacionismo) da Tribulação. Pré-milenistas dispensacionalistas não sustentam que as promessas do Antigo Testamento a Israel se aplicam à Igreja; antes, que a nação de Israel um dia será restaurada e convertida à fé em Cristo durante a Tribulação.
Estas são apenas algumas das razões pelas quais devemos esperar a vinda de Cristo antes do Milênio. Depois que Satanás for preso, Cristo governará com Seus santos por mil anos. Uma interpretação literal das Escrituras invariavelmente apontará para o retorno pré-milenar de Cristo à terra. Apocalipse 19 retrata Cristo vindo literalmente à terra, derrotando o Anticristo e lançando-o vivo no lago de fogo.
Texto extraído da Bíblia de Estudo Profética - Tim LaHaye - Editora Hagnos

Nenhum comentário:

Postar um comentário